1869 - 1961
Histórico
Companhias
Vehiculos Economicos
Histórico
Antes da eletrificação, a cidade de São Salvador contou com quatro empresas de bondes de tração animal:
1869 Vehiculos Economicos
1869 Transportes Urbanos
1871 Trilhos Centraes
1886 Linha Circular
Companhias de Carris de São Salvador (1869-1961)
Ascensores de São Salvador (desde 1873)
Em 1872, a Lei nº 1.218 de 28 de maio, estabelece que o assentamento de trilhos ficava dependente de concessão especial da Assemblea Provincial, em vez da municipal.
Em 1898, segundo o Almanak do Estado da Bahia, a cidade de Salvador contava com 4 empresas de bonds: a Carris Eletricos, com linhas do Commercio a Itapagipe, a Transportes Urbanos, com linha da Praça da Constituição a Barra, com um ramal para Rio Vermelho, a Trilhos Centraes, com linhas linhas da Barroquinha ao Rio Vermelho, com ramais para a Soledade e Retiro, e a Circular, do Plano Inclinado ao Canella e Nazareth, e da Baixa dos Sapateiros a Soledade. Encontrava-se em construção o Ferro Carril da Ondina, para servir a futura cidade balneária de mesmo nome, situada entre os arrabaldes da Barra e Rio Vermelho.
Em 1903, a cidade de Salvador contava com 3 companhias de bonds: a primeira, a Carris Electricos, com linhas do Itapagipe ao Commercio, a segunda, a Circular, com linhas da Praça da Constituição ao arrabalde da Barra, Plano Inclinado ao Canella e Nazareth, Baixa dos Sapateiros a Soledade, e Rio Vermelho, e a terceira, a Companhia de Trilhos Centraes, com linhas da Barroquinha ao Rio Vermelho, com ramais para Soledade e Retiro.
Em 1908, a cidade contava com duas linhas de bondes elétricos, uma na cidade baixa e outra na cidade alta, com preço da passagem de 100 réis por seção. Entre 1908 e meados de 1910, durante a administração do Prefeito Antonio Carneiro da Rocha, são inauguradas linhas de bondes elétricos para a Soledade, Quinta dos Lázaros, Santo Antonio, Rio Vermelho, pela Linha de Baixo, Canella, Campo Santo, estando ainda em construção uma linha que passando pelo Retiro e ladeira do Tanque da Conceição termine na estação da estrada de ferro, na Calçada.
São Salvador na década de 1950
VLT
Em 14 de junho de 2024, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do VLT no trecho do Subúrbio Ferroviário. O edital para a construção do VLT foi lançado em dezembro de 2023, após o abandono da construção do monotrilho.
O novo edital previa a construção de três trechos, totalizando 36,4 Km:
São João - Calçada
Paripe - Águas Claras
Águas Claras - Piatã
A previsão era que o trecho do Subúrbio Ferroviário fosse entregue em junho de 2027.
Em 19 de junho de 2024, o governo do estado da Bahia confirmou a compra das composições do VLT de Cuiabá, fabricadas pela CAF, armazenadas há 10 anos em Várzea Grande/MT, pelo valor de R$ 797,3 milhões.
Vehiculos Economicos
Transportes Urbanos
Trilhos Centraes
Linha Circular de Carris da Bahia
Carris Elétricos
Bahia Tramway Light and Power
Serviço Municipal de Transportes Coletivos (SMTC)
Trilhos Centraes
Linha Circular de Carris da Bahia
Carris Elétricos
Bahia Tramway Light and Power
Serviço Municipal de Transportes Coletivos (SMTC)
Companhias que não operaram
Companhia Ferro-Carril de Ondina
Companhia Tram-Road de Itapoã
REFERÊNCIAS:
Companhia Tram-Road de Itapoã
REFERÊNCIAS:
Relatórios dos Trabalhos do Conselho Interino do Governo da Bahia. 1823 a 1889.
Almanak Estado da Bahia para 1898 a 1903.
Almanak Laermmet 1891 a 1940.
PAULO, João. Governo assina hoje a ordem se serviço para o VLT. Bahia Econômica. 14 junho 2024.
Vagões do VLT são vendidos para Governo da Bahia por R$ 793,7 milhões. Leiagora. 19 junho 2024.
Comentários
Postar um comentário