São Salvador da Bahia

1869 - 1961

Histórico


Antes da eletrificação, a cidade de São Salvador contou com quatro empresas de bondes de tração animal: 

1869        Vehiculos Economicos 
1869        Transportes Urbanos 
1871        Trilhos Centraes 
1886        Linha Circular


Companhias de Carris de São Salvador (1869-1961)




Ascensores de São Salvador (desde 1873)



Em 1872, a Lei nº 1.218 de 28 de maio, estabelece que o assentamento de trilhos ficava dependente de concessão especial da Assemblea Provincial, em vez da municipal.

Em 1898, segundo o Almanak do Estado da Bahia, a cidade de Salvador contava com 4 empresas de bonds: a Carris Eletricos, com linhas do Commercio a Itapagipe, a Transportes Urbanos, com linha da Praça da Constituição a Barra, com um ramal para Rio Vermelho, a Trilhos Centraes, com linhas linhas da Barroquinha ao Rio Vermelho, com ramais para a Soledade e Retiro, e a Circular, do Plano Inclinado ao Canella e Nazareth, e da Baixa dos Sapateiros a Soledade. Encontrava-se em construção o Ferro Carril da Ondina, para servir a futura cidade balneária de mesmo nome, situada entre os arrabaldes da Barra e Rio Vermelho.

Em 1903, a cidade de Salvador contava com 3 companhias de bonds: a primeira, a Carris Electricos, com linhas do Itapagipe ao Commercio, a segunda, a Circular, com linhas da Praça da Constituição ao arrabalde da Barra, Plano Inclinado ao Canella e Nazareth, Baixa dos Sapateiros a Soledade, e Rio Vermelho, e a terceira, a Companhia de Trilhos Centraes, com linhas da Barroquinha ao Rio Vermelho, com ramais para Soledade e Retiro. 

Em 1908, a cidade contava com duas linhas de bondes elétricos, uma na cidade baixa e outra na cidade alta, com preço da passagem de 100 réis por seção. Entre 1908 e meados de 1910, durante a administração do Prefeito Antonio Carneiro da Rocha, são inauguradas linhas de bondes elétricos para a Soledade, Quinta dos Lázaros, Santo Antonio, Rio Vermelho, pela Linha de Baixo, Canella, Campo Santo, estando ainda em construção uma linha que passando pelo Retiro e ladeira do Tanque da Conceição termine na estação da estrada de ferro, na Calçada.


São Salvador na década de 1950


VLT

Em 14 de junho de 2024, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do VLT no trecho do Subúrbio Ferroviário. O edital para a construção do VLT foi lançado em dezembro de 2023, após o abandono da construção do monotrilho. 

O novo edital previa a construção de três trechos, totalizando 36,4 Km:

São João - Calçada 
Paripe - Águas Claras 
Águas Claras - Piatã

A previsão era que o trecho do Subúrbio Ferroviário  fosse entregue em junho de 2027.

Em 19 de junho de 2024, o governo do estado da Bahia confirmou a compra das composições do VLT de Cuiabá, fabricadas pela CAF, armazenadas há 10 anos em Várzea Grande/MT, pelo valor de R$ 797,3 milhões.

Companhias

Vehiculos Economicos
Companhias que não operaram

Companhia Ferro-Carril de Ondina
Companhia Tram-Road de Itapoã



REFERÊNCIAS:

Relatórios dos Trabalhos do Conselho Interino do Governo da Bahia. 1823 a 1889.

Almanak Estado da Bahia para 1898 a 1903.


Almanak Laermmet 1891 a 1940.

PAULO, João. Governo assina hoje a ordem se serviço para o VLT. Bahia Econômica. 14 junho 2024.

Vagões do VLT são vendidos para Governo da Bahia por R$ 793,7 milhões. Leiagora. 19 junho 2024.

Comentários